Mãos envelhecidas? Veja 5 dicas de como cuidar da aparência delas

5 dicas de como cuidar das mãos para que elas não pareçam envelhecidas

Mão de senhora envelhecida segurando bengala

As mãos são uma parte essencial da nossa expressão e funcionalidade diária. Afinal, elas nos ajudam a executar tarefas, comunicar e sentir o mundo ao nosso redor. Mas, ao longo do tempo, nossas mãos envelhecem naturalmente, podendo apresentar sinais como manchas, rugas e perda de firmeza. Felizmente, com alguns cuidados simples, é possível minimizar esses sinais e manter a aparência da pele saudável e jovem. Por isso, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

O que causa o aspecto de mãos envelhecidas?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o envelhecimento da pele acontece por fatores ambientais, fisiológicos e físicos. Então, antes de mergulharmos nas soluções, vamos entender o que leva ao envelhecimento das mãos. Alguns dos principais fatores incluem:

Exposição ao sol

A exposição prolongada ao sol sem proteção pode causar danos à pele das mãos. Isso acontece porque os raios UV contribuem para o aparecimento de manchas escuras, rugas e perda de elasticidade.

Além disso, a SBD condena formalmente o uso de bronzeamentos artificiais devido aos danos causados à pele e ao risco de câncer. Portanto, não realize bronzeamentos artificias e se exponha ao sol de forma segura.

Perda de colágeno e elastina

Com o passar dos anos, a produção de colágeno e elastina, proteínas essenciais para a elasticidade e firmeza da pele, diminui. Isso afeta a pele das mãos, tornando-a mais fina, bem como mais propensa a rugas.

Desidratação

A falta de hidratação adequada resseca a pele das mãos, tornando-a então, mais suscetível a rachaduras e aspecto envelhecido.

Estilo de vida

O consumo de cigarros e álcool aumenta a produção de radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento. Além disso, uma alimentação inadequada e pobre em nutrientes, vitaminas e fibras, também contribuem para o envelhecimento.

6 dicas de cuidados para minimizar o aspecto das mãos envelhecidas

Evitar o aspecto de mãos envelhecidas é possível através de cuidados simples, mas que devem ser constantes.

1. Proteção solar

Aplique regularmente protetor solar específico para as mãos, com um fator de proteção solar (FPS) adequado, mesmo em dias nublados. Assim, você previne os danos causados pelos raios UV.

2. Hidratação constante

Use cremes ou hidratantes ricos em ingredientes como ácido hialurônico, vitamina E e glicerina. Aplique-os várias vezes ao longo do dia, principalmente após lavar as mãos, para manter a pele hidratada.

3. Luvas de proteção

Ao realizar tarefas domésticas ou entrar em contato com produtos químicos, utilize luvas de proteção para evitar danos à pele das mãos e deixá-las envelhecidas.

4. Esfoliação suave

Realize esfoliação nas mãos uma vez por semana, ou a cada 15 dias, para remover as células mortas e estimular a renovação celular, ajudando assim a manter a pele mais suave.

5. Alimentação saudável

Uma dieta rica em antioxidantes, como frutas, vegetais e ômega-3, por exemplo, pode contribuir para a saúde da pele, incluindo a das mãos.

6. Bons hábitos de vida

Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool é essencial, pois o tabaco e o álcool podem prejudicar a circulação sanguínea, reduzindo o suprimento de oxigênio e nutrientes para a pele das mãos.

Esses hábitos saudáveis não apenas contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce, mas também ajudam a manter a pele das mãos mais hidratada, firme e com uma aparência radiante.

Tratamentos para rejuvenescer as mãos envelhecidas

Manter as mãos jovens e saudáveis requer dedicação e cuidados consistentes. Então, além de cuidados preventivos, é fundamental realizar tratamentos específicos. Assim, é possível minimizar os efeitos do envelhecimento e manter as mãos com uma aparência radiante.

Tratamentos a laser e luz pulsada

Procedimentos a laser, como o rejuvenescimento com laser CO2 ou IPL (Luz Pulsada Intensa), por exemplo, têm demonstrado resultados positivos para reduzir manchas escuras e estimular a produção de colágeno.

Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico pode ajudar a restaurar o volume e a firmeza das mãos, reduzindo assim a aparência de ossos e veias salientes. Mas, em alguns casos, o preenchimento precisa ser combinado com outros tratamentos, como os lasers e peelings.

Peelings químicos

Peelings químicos suaves podem ajudar a remover camadas superficiais de pele danificada, promovendo assim uma aparência mais jovem e uniforme. Mas, além da remoção da camada superficial, é fundamental seguir uma rotina de cuidados para a nova pele que irá se formar.

Bioestimuladores de colágeno

Os bioestimuladores atuam como “sinalizadores” para as células produtoras de colágeno, estimulando-as a aumentar sua produção natural da proteína. Dessa forma, ao longo do tempo, a pele das mãos tende a se tornar mais firme, volumosa e menos envelhecida.

Mas, além de estimular o colágeno, os bioestimuladores promovem a renovação celular, melhorando a textura geral da pele. Com múltiplas sessões espaçadas ao longo de alguns meses, os resultados costumam ser progressivos e duradouros, proporcionando uma aparência mais jovem e saudável para as mãos.

Confira também:

Importância do colágeno

Lembre-se sempre de consultar um dermatologista para orientações personalizadas e seguras para evitar que as suas mãos pareçam envelhecidas.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e leia mais dicas de cuidados com a pele.

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 dicas de como cuidar das mãos para que elas não pareçam envelhecidas
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade