8 tratamentos estéticos para homens | Dra. Carla Bortoloto

Conheça 8 tratamentos estéticos para homens

Homem sorrindo ao se olhar no espelho após fazer a barba

Os homens estão mais vaidosos do que nunca. E um bom parâmetro para a constatação disso está em um estudo divulgado pela da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) que mostra que, nos últimos anos, os procedimentos cirúrgicos realizados por homens com fins estéticos quadruplicou no Brasil.

É verdade que não há, até agora, nenhuma pesquisa desse gênero para avaliar a procura de homens por tratamentos dermatológicos, mas o aumento da presença deles nos consultórios vem sendo notado por dermatologistas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio Grande do Sul, os homens têm buscado os dermatologistas para tratar a calvície, melhorar a qualidade da pele como um todo e remover pelos.

Por isso, separei os tratamentos estéticos para homens mais indicados para resolver esses problemas. Confira!

1. Terapia capilar

A alopecia androgenética, conhecida como calvície, é um dos fatores que mais levam homens aos dermatologistas.

O problema pode ter diferentes causas, por isso, é importante consultar um dermatologista, que é a pessoa mais indicada para traçar uma linha de tratamento.

As duas principais causas para a queda permanente dos fios são hereditariedade e a presença de um hormônio masculino denominado testosterona. Tanto os fatores genéticos quanto a testosterona podem promover a atrofia dos folículos capilares, acentuando o afinamento dos fios ou promovendo a queda definitiva deles.

As outras causas para a perda dos fios podem estar ligadas a fatores como excesso de oleosidade, distúrbios da tireoide, estresse, má alimentação, deficiência de vitaminas no organismo, entre outros itens.

Existem inúmeras opções de tratamento para a calvície, desde que sejam estabelecidas as causas para o problema. Os tratamentos disponíveis incluem o uso tópico ou oral de medicamentos e a aplicação de lasers para estimular o crescimento dos fios.

2. Cremes e ácidos

Todos estamos sujeitos às ações do tempo e com os homens não é diferente, mas o processo de envelhecimento da pele masculina e feminina se dá de modo distinto.

Enquanto, na mulher, a perda do colágeno (proteína que dá elasticidade e resistência à pele) tende a se acentuar após a menopausa, ela se dá de forma contínua nos homens.

Talvez por isso os sinais de envelhecimento nos homens costumam ser notados mais tarde. Mas diferentes abordagens e técnicas de tratamento podem ser utilizadas para atenuar o problema.

Os primeiros sinais de envelhecimento se manifestam pelo surgimento de linhas finas na face e podem ser combatidas com o uso de retinoides tópicos e cremes que estimulam a renovação das células.

3. Laser

Os tratamentos que utilizam laser são uma ótima opção para tratar do envelhecimento da pele. Existem diferentes tipos de equipamentos, mas, em geral, ele é usado para promover a remoção controlada da camada mais externa da pele (epiderme) e aquecer a camada intermediária (derme), estimulando assim o crescimento de novas fibras de colágeno — o nosso grande aliado contra os sinais do tempo.

4. Peeling químico

Outro procedimento capaz de remover as camadas mais superiores da pele é o peeling químico. Ele é realizado por meio da aplicação de ácidos que promovem a descamação da pele, que se regenera com uma aparência melhor, atenuando rugas, manchas e até cicatrizes de acne.

5. Dermoabrasão e microdermoabrasão

A dermoabrasão é um tipo de peeling físico. O método utiliza uma espécie de escova de rotação rápida para promover a descamação mecânica da pele e serve para suavizar cicatrizes e marcas na pele.

A microdermoabrasão é um procedimento semelhante à dermoabrasão, mas é usado para remover camadas mais finas da pele. É indicada para promover a renovação celular e a produção de colágeno.

6. Toxina botulínica

A toxina botulínica é injetada em pequenas doses dentro de músculos específicos, para evitar que eles se contraiam. O uso da substância é bastante difundido e costuma ser aplicado para prevenir rugas e atenuar linhas de expressão. Em alguns casos, a substância também pode ser usada para o tratamento de assimetrias faciais, em associação com a aplicação de ácido hialurônico.

7. Preenchimento

As técnicas de preenchimento se valem da injeção de substâncias como ácido hialurônico sob a área da pele a ser tratada. Elas podem ser usadas tanto no preenchimento de rugas e sulcos quanto na melhora do contorno facial.

8. Depilação a laser

A depilação a laser tem uma importante vantagem sobre a técnica mais tradicional de remoção de pelos com o uso de lâminas: ela é duradoura. Ela também pode ser utilizada em quase todas as áreas do corpo e é bastante indicada para homens que querem evitar irritações na pele, como o aparecimento de pelos encravados após a remoção dos pelos, e também para aqueles que simplesmente não têm tempo para raspar os pelos.

Esse tipo de depilação pode ser usado para remover pelos da barba, peitorais, ombros, abdômen, axilas, braços, pernas, costas, nádegas, virilhas, mãos e pés.

A técnica é bastante simples. Nela, a energia emitida pelo laser é absorvida pela pigmentação (ou melanina) do folículo piloso, responsável pela produção e pelo crescimento dos pelos, o que provoca a sua destruição.

Rotina de cuidados diários para homens

Embora existam diferenças importantes entre a pele dos homens e das mulheres — por exemplo, a pele dos homens é mais grossa do que a das mulheres — uma rotina básica de cuidados com a pele é importante para ambos. Considerando que a maioria dos homens tende a manter a simplicidade, esses cuidados devem incluir:

Limpeza

Deve ser realizada pela manhã e à noite, antes de dormir, com um sabonete específico para o seu tipo de pele, utilizando água fria ou morna.

Hidratação

Precisa ser feita logo após a limpeza e sempre com produtos compatíveis com o tipo de pele.

Proteção

É importante utilizar protetores solares no rosto durante o dia. Eles devem ser aplicados pela manhã e reaplicados à tarde, mesmo em dia nublados ou para ficar dentro de casa.

Cuidados ao se barbear

A barba requer cuidados específicos. Quem usa barba pode apará-la após a limpeza do rosto e deve fazer a higienização dela durante o banho com produtos específicos para essa finalidade. Quem opta por retirar a barba em casa com lâmina deve seguir as seguintes indicações:

1. Faça a barba após o banho. A água morna dilata os poros, facilitando o barbear;

2. Use produtos adequados. Espumas de barbear na forma de géis, cremes ou mousses ajudam a tonar os pelos mais maleáveis;

3. Utilize lâminas em bom estado. As lâminas de barbear, em geral, podem ser utilizadas 3 vezes. Lâminas gastas machucam a pele, podendo provocar cortes e feridas;

4. Lave o rosto com água fria depois da remoção dos pelos. Ela faz com que os poros dilatados previamente pela água quente reestabeleçam suas dimensões originais, o que favorece a contração dos vasos da pele, evitando sangramentos;

5. Aplique loção pós-barba. O produto tem propriedades anti-inflamatórias e hidratantes, que ajudam a aliviar irritações provocadas pela lâmina.

Leia mais sobre dicas de saúde da pele e beleza aqui!

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça 8 tratamentos estéticos para homens
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade