Saiba como funcionam 5 tratamentos para gordura localizada

Conheça 5 tratamentos para gordura localizada

Equipamento para tratar gordura localizada

Muitas vezes, mesmo com a realização de dietas e da manutenção de uma rotina de exercícios, um incômodo persiste ao olhar-se no espelho: a gordura localizada. Mas calma, existem diversos tratamentos para esse acúmulo adiposo.

O excesso de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos brancos é o principal responsável pela formação da gordura localizada.

Nosso organismo armazena a alimentação calórica em forma de gordura, no entanto, esse depósito só é queimado quando todas as demais opções energéticas do corpo são utilizadas.

Por isso é tão difícil eliminar a gordura localizada, antes de quebrá-la nosso organismo opta por retirar a glicose do sangue, consumir glicogênio estocado no fígado e buscar energia da quebra de proteínas musculares.

Além dos maus hábitos alimentares, a gordura localizada pode estar ligada ao sedentarismo, genética ou até mesmo ao uso de roupas muito apertadas. Nas mulheres, o problema também pode estar relacionado à gravidez, puberdade e ao avanço da idade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Plástica (SBCP), a localização da gordura é de característica genética, ocorrendo onde a pessoa tem maior flacidez, como nos culotes, barriga, braços e papada.

A maioria dos procedimentos para redução de gordura localizada atua diretamente nas áreas do corpo escolhidas para o tratamento, podendo ser obtidos resultados mais satisfatórios com a utilização de mais de uma técnica.

Contudo, independente do tratamento estético escolhido, é importante que o paciente siga à risca as orientações do profissional de saúde a fim de alcançar os benefícios esperados.

Além disso, deve estar claro para o paciente que a implementação de hábitos saudáveis, a exemplo de uma alimentação equilibrada que priorize alimentos in natura e uma rotina de exercícios físicos serão essenciais para manutenção dos resultados.

5 tratamentos para gordura localizada

É fundamental escolher profissionais devidamente capacitados para a realização dos tratamentos para gordura localizada, assim como é importante que o paciente fique atento para o fato do procedimento possuir regulamentação junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A seguir listamos os 5 tratamentos mais efetivos para gordura localizada atualmente disponíveis no mercado:

1. Criolipólise

Este procedimento atua congelando as células de gordura fazendo com que o nosso organismo as expulse, uma vez que elas passam a ser reconhecidas como corpos estranhos. Além de eliminar a gordura localizada, a criolipólise modela o corpo e ajuda no pós-operatório de lipoaspiração. Esse tipo de tratamento normalmente requer a realização de uma a três sessões, sendo que os resultados já podem ser percebidos 15 dias após a primeira sessão.

2. Lipocavitação

Este tratamento para gordura localizada é feito com a utilização de um aparelho de ultrassom que ao emitir ondas sonoras que promovem o fenômeno de cavitação. A lipocavitação causa dano ao tecido adiposo e morte instantânea dos adipócitos sem cirurgia plástica, por isso, esse procedimento também é conhecido como lipo sem cortes. Normalmente são necessárias dez sessões para se obter resultados satisfatórios.

3. Carboxiterapia

Consiste na aplicação de agulhas para injetar gás carbônico medicinal no local em que se deseja eliminar a gordura localizada. Atua tanto na redução dessa massa adiposa, como na melhora da celulite, circulação sanguínea e na amenização de olheiras. É um procedimento mais longo, normalmente requer a realização de uma média de 15 sessões. Os primeiros resultados podem ser perceptíveis após a terceira sessão.

4. Radiofrequência

É um dos tratamentos não invasivos mais modernos disponíveis para tratar gordura localizada. Por meio da produção de alta energia concentrada, a radiofrequência atinge a camada de gordura reduzindo a quantidade de adipócitos. Além de acelerar o metabolismo, a radiofrequência aumenta a oxigenação e reorienta as células de colágeno. São necessárias ao menos dez sessões para notar os resultados.

5. Ultraformer III

A técnica minimamente invasiva é feita por meio de ultrassom micro e macrofocado que ativa o sistema imunológico, estimulando assim a formação de novas células de colágeno que garantem a redução da gordura localizada e um contorno corporal mais definido. Os resultados já podem ser percebidos após a primeira sessão.

O que é preciso saber antes de realizar um tratamento para gordura localizada?

É preciso ter em mente que nenhum organismo é igual ao outro. Além de possuir acúmulo de gordura em diferentes quantidades e locais, cada corpo possui um metabolismo único.

Todos esses fatores podem influenciar diretamente nos resultados do tratamento escolhido para gordura localizada.

Assim, é fundamental buscar um profissional da área de saúde devidamente capacitado e apto a oferecer um acompanhamento personalizado de acordo com as necessidades e objetivos de cada paciente.

Também é preciso que os pacientes saibam que cada tratamento para gordura localizada exige cuidados específicos para que os resultados sejam otimizados.

Por isso, além de ouvir e seguir atentamente as recomendações do profissional responsável pela realização do tratamento, é importante tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

No entanto, apesar dos cuidados específicos necessários, algumas recomendações gerais são comuns a todos os procedimentos, entre eles podemos citar manutenção de uma alimentação saudável, uma boa hidratação do corpo e proteção contra os raios solares.

Esses cuidados asseguram uma maior eficácia do tratamento para gorduras localizadas e também auxiliam na formação de hábitos mais saudáveis, vitais para saúde da nossa pele e do nosso organismo como um todo.

Do mesmo modo, é preciso lembrar que os tratamentos para gordura localizada são indicados para melhorar a estética dos pacientes que estão próximos do peso ideal e não são uma opção para o emagrecimento.

Uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas, o abandono de hábitos nocivos e o cuidado contínuo com a saúde são as melhores alternativas para se alcançar maior qualidade de vida e bem-estar.

Esse conteúdo foi útil para você? Continue navegando por meu blog para mais conteúdos interessantes para cuidar da sua saúde e beleza.

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça 5 tratamentos para gordura localizada
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade